Mural de noticias da Alpha Fintec
TNOnline: Bolsas da Ásia fecham sem direção única após rali de IA em Nova York
As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta terça-feira, após ganhos em Nova York, liderados por um rali de ações de inteligência artificial (IA), e com investidores à espera de balanços corporativos e decisões de juros. O índice Kospi avançou 3,09% em Seul. O Nikkei subiu 1,73%, em Tóquio. O Taiex registrou ganho de 0,12% em Taiwan. Na China, o índice de Xangai fechou com baixa de 1,33%, e queda de 2,55% do Shenzhen. Em Hong Kong, o Hang Seng recuou 0,73%. Na Oceania, o S&P/ASX 200, fechou em alta de 0,46%.
As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta terça-feira, após ganhos em Nova York, liderados por um rali de ações de inteligência artificial (IA), e com investidores à espera de balanços corporativos e decisões de juros.
O índice sul-coreano avançou 3,09% em Seul, para 5.638,34 pontos, impulsionado pelas gigantes de chips Samsung Electronics (+4,2%) e SK Hynix (+5,2%).
A SK Hynix divulga seu balanço do terceiro trimestre na quarta-feira, um dia antes de a Samsung apresentar seus resultados. A Samsung estimou lucro operacional recorde no último trimestre de 107,4 trilhões de won (US$ 80 milhões), quase oito vezes maior do que um ano antes.
Em outras partes da Ásia, o Nikkei subiu 1,73% em Tóquio, para 63.268,37 pontos, enquanto o Taiex registrou leve ganho de 0,12% em Taiwan, no retorno de feriados.
Na China continental, o pregão foi negativo, com baixa de 1,33% do Xangai Composto, para 3.648,30 pontos, e queda de 2,55% do Shenzhen Composto, para 2.132,02 pontos, após dados mostrarem desaceleração no crescimento do lucro industrial chinês.
Em Hong Kong, o Hang Seng recuou 0,73%, para 23.041,32 pontos. A ação local do banco britânico HSBC, que divulgou lucro abaixo do esperado, tombou 5,6%.
Ontem, as bolsas de Nova York encerraram com altas de 0,3% a 0,8%, à medida que o pedido de IPO da Anthropic reavivou o entusiasmo com ações ligadas à IA.
Investidores também aguardam decisões de juros nos EUA, na zona do euro e no Japão nos próximos dias. Não há, porém, expectativa de ajustes nesta semana.
Na Oceania, a bolsa australiana terminou o pregão em alta moderada de 0,46%, com o S&P/ASX 200 a 8.850,10 pontos.