A??o, A??es, Stocks, Bovespa, Mercado Financeiro, Op??es

Mural de noticias da Alpha Fintec

TNOnline: Bolsas da Ásia fecham em baixa após nova queda de ações de tecnologia em NY
As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta quarta-feira, após uma nova liquidação de ações de tecnologia em Nova York, aonde o Nasdaq - composto principalmente por ações de tecnologia - caiu quase 1%. O Kospi caiu 4,52% em Seul. Em Tóquio, o Nikkei recuou 1,89%. O Taiex registrou baixa de 3,31% em Taiwan. O Hang Seng cedeu 0,64% em Hong Kong. Na China, índice de Xangai caiu 0,42%, e o de Shenzhen recuou 1,97%. Na Oceania, o S&P/ASX 200 avançou 0,57%, em Sydney.

As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta quarta-feira, com perdas expressivas na Coreia do Sul e no Japão, após uma nova liquidação de ações de tecnologia em Nova York.

Liderando o movimento, o índice sul-coreano Kospi caiu 4,52% em Seul, a 7.730,82 pontos, após disparar no pregão anterior. As gigantes de semicondutores Samsung Electronics e SK Hynix tombaram 6% e 7,5%, respectivamente.

Em Tóquio, o Nikkei recuou 1,89%, a 64.179,27 pontos. O SoftBank, empresa de tecnologia e telecomunicações com forte foco em inteligência artificial, amargou queda de 8,3%.

Em outras partes da Ásia, o Taiex registrou baixa de 3,31% em Taiwan, a 43.225,54 pontos, e o Hang Seng cedeu 0,64% em Hong Kong, a 24.407,96 pontos, ambos também pressionados por ações de tecnologia.

Na China continental, o Xangai Composto teve perda de 0,42%, a 3.993,23 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 1,97%, a 2.688,46 pontos.

Ontem, o Nasdaq - composto principalmente por ações de tecnologia - caiu quase 1% em Nova York, em meio a preocupações renovadas sobre a valorização excessiva de papéis relacionados ao boom da IA. No fim da semana passada, o Nasdaq já havia sofrido um tombo de mais de 4%.

A guerra no Oriente Médio também segue no radar. Estados Unidos e Irã voltaram a trocar ataques de ontem para hoje, gerando volatilidade no mercado de petróleo. No fim da madrugada, o Brent - referência internacional - recuava cerca de 0,70%.

Os últimos dados de inflação da China evidenciaram o impacto do choque nos preços de energia desencadeado pelo conflito, iniciado no fim de fevereiro. A taxa anual de inflação ao produtor (PPI) chinês acelerou para 3,9% em maio, de 2,8% em abril. A inflação ao consumidor (CPI), porém, ficou estável de um mês para o outro, em 1,2%.

Na Oceania, a bolsa da Austrália contrariou o tom negativo da Ásia e terminou o pregão no azul. O S&P/ASX 200 avançou 0,57%, a 8.653,30 pontos.